2º BPAT tem novo comandante

O 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT), com sede em Capão da Canoa, está com novo comandante. A solenidade da passagem de comando do tenente-coronel Almiro Damásio Filho para o tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel ocorreu na manhã da quinta-feira (07), no Capão da Canoa Futebol Clube.
O tenente-coronel Burgel vinha ocupando o cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) e o tenente-coronel Damásio chega ao final da carreira, com 35 anos de serviço, e vai para a reserva da Brigada Militar.
O comandante do CRPO Litoral, coronel Ricardo Fraga Cardoso, presidiu o ato solene, que teve como Guarda de Honra o corpo de alunos da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório (Esfes). O coronel Cardoso lembrou que a atividade do brigadiano é complexa por ser um mediador de conflitos sociais, mas que o trabalho se torna mais tranqüilo quando uma unidade é comandada por oficial com o perfil do tenente-coronel Damásio. “Agradeço a forma equilibrada e disciplinada com que sempre tratou seus comandados e comandantes; a lealdade que pautou as suas ações e, por isso, sai com a satisfação do dever cumprido, levando amizade e admiração pela forma gentil que sempre dispensou a todos”, referiu-se o coronel Cardoso ao comandante que deixava a função. Ao tenente-coronel Burgel, foram dirigidas palavras de incentivo para o novo ciclo que se inicia, dentro de uma carreira que começou no Corpo de Bombeiros e que segue na Brigada Militar.
 O tenente-coronel Damásio agradeceu ao comandante do CRPO Litoral pelo suporte e autonomia dada para suas ações; à sua família pelo apoio e aos militares do 2º BPAT pelo trabalho realizado. “Agradeço aos servidores que com suas ações e atitudes, muitas vezes anônimas, promoveram o êxito do 2º BPAT. Com o trabalho deles eu pude ser quem eu deveria ser”, salientou o TCel Damásio.
Por sua vez, o tenente-coronel Burgel destacou a honra em assumir o comando do 2º BPAT. “É uma satisfação e uma oportunidade que se sonha na carreira ir galgando postos e assumir as funções atribuídas pela Corporação”, disse o oficial, que também fez agradecimentos diversos.
Prestigiaram a solenidade os prefeitos de Capão da Canoa, Xangri-lá e Tramandaí, respectivamente Amauri Magnus Germano, Cilon Rodrigues da Silveira e Luis Carlos Gauto da Silva; a delegada de Polícia Civil, Sabrina Defente; o promotor de justiça Sávio Vaz Fagundes; o ex-comandante-geral da BM, coronel da reserva Sérgio Roberto de Abreu; o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luis Ernesto Duarte; o chefe do Estado-Maior do CRPO Sul, tenente-coronel Roberto Ortiz Pereira; o ex-comandante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Adriano Krukoski; o governador do Distrito L-D3 do Lions Clube, coronel da reserva Paulo José Almeida; os comandantes da Esfes/Osório e do Centro de Formação Aeropolicial (CFAer), majores Aurélio da Rosa e Marco Antônio Sanches; diversos oficiais e praças do 2º BPAT e do CRPO Litoral.
O 2º BPAT realiza o policiamento ostensivo nos municípios de Capão da Canoa, Xangri-lá, Torres, Tramandaí, Imbé, Terra de Areia, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
Texto e foto: Jornalista Jussara Pelissoli/CRPO Litoral
Previous post
Saúde do Homem é tema de palestra no Parque Eólico
Next post
Traficantes são presos em Tramandaí

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

2º BPAT tem novo comandante