33ª Feira do Livro traz na sua programação a diversidade cultural e inclusão social

Serão sete dias de muita literatura e expressões artísticas no Largo dos Estudantes com atrações nacionais

Já saiu do forno, prontinha para alegrar aos amantes das artes de todo Litoral Norte, a programação da 33ª Feira do Livro de Osório, que acontece de 26 de novembro a 2 de dezembro no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. Coordenada pela Assessoria de Cultura e Juventude do município, a Feira, neste ano, traz como tema “A literatura na diversidade e inclusão social”, que segundo a assessora, Adriana Sperandir foi pensado especialmente para o momento atual: “queremos, como administração pública, que a Literatura seja acessível a todos os osorienses, essa é a ideia do prefeito Eduardo Abrahão”, declarou.

Em 2018, formam a cúpula do evento, a historiadora e escritora Marina Raymundo, o homenageado, poeta Delalves Costa, e a xerife, professora Elena Cheamle, que terá a função de abrir a Feira, todos os dias às 9h e encerrar os trabalhos no início da noite.  Além das atrações culturais, estarão participando do evento nove bancas de livreiros, com os já aguardados descontos especiais, e ainda os alunos da rede municipal de ensino.

Conforme salienta Adriana Sperandir, a Feira  pretende reunir a literatura as mais diversas práticas culturais. Durante estes dias circularão pelo Largo, pela Biblioteca Fernandes Bastos, Câmara de Vereadores e espaços culturais da cidade: rodas de conversas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos teatrais, contação de histórias,  apresentações de dança, intervenções poética, palestras, circo, canto coral, shows musicais e muito mais. “As atrações de qualidade com certeza agradaram a todos os gostos” disse a assessora.

Além da presença de autores locais, nas bancas e nos palcos, como o osoriense Rodrigo Trespack, nomes conhecidos como o da autora teatral e atriz, Elisa Lucas, com “História de uma mala só”, que conta também com Vinicius Petry, show com a dupla “Os Danadões” e evento voltado aos “gamers” o Osóriogeekfest, enriquecerão a Feira. E ainda, uma palestra como escritor e jornalista, nacionalmente reconhecido, Juremir Machado,  discutindo “Jornalismo e literatura em tempos de imagem” será realizada.

A abertura oficial da 33ª Feira do Livro de Osório acontece no dia 26, às 19h, no Largo dos Estudantes, com a presença de autoridades e do prefeito de Osório, Eduardo Abrahão. Na sequência uma roda de conversa será realizada com a cúpula da Feira.

Você pode conferir toda a programação na página da 33ª Feira do Livro de Osório no Facebook: https://www.facebook.com/assessoriadecultura/?modal=admin_todo_tour

A Feira é uma realização da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, por meio  da Assessoria de Cultura e Juventude e conta com o apoio de: Biblioteca Pública, Espaço Cultural Conceição, Lions, Instituto Federal, UERGS e Unicnec.