Abertas as inscrições para o Desafio Literário 2019 que ocorre durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Seguem abertas as inscrições para o Desafio Literário edição 2019, iniciativa da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Associação Lígia Averbuck, com apoio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages), Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e Brascril.

A atividade será de 8 a 12 de novembro, com início às 18h30, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre, durante a Feira do Livro da capital.
Interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível neste link e no blog do IEL.
Regulamento e formulário no site da Sedac. 
O concurso

Estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul é o objetivo do concurso, cuja comissão julgadora é composta por três integrantes da ARL, da AGES e da Associação Lígia Averbuck. Em cada uma das fases, os concorrentes irão produzir um texto literário. 

No primeiro dia (8/11), o gênero será o miniconto; no segundo (9/11), poetrix; no terceiro (10/11), poema livre; no quarto (11/11), crônica; e no quinto e último dia (12/11), conto, sendo que uma breve descrição dos gêneros a serem trabalhados estará disponível. Os temas a serem abordados serão sorteados momentos antes do início de cada etapa, a partir de uma lista proposta a critério do júri.
O Desafio Literário pode contar com até 45 inscritos e, no mínimo, dez, sendo cancelado se não atingir este número no primeiro dia do evento. Caso o número máximo de inscritos não seja alcançado, os interessados poderão realizar a inscrição no local do evento, no primeiro dia, por ordem de chegada, completando o número total de participantes.

O resultado de cada etapa, exceto a última, será afixado na entrada do local de realização da ação, no início da etapa seguinte. Os concorrentes deverão conferir a cada dia, no próprio local, sua classificação ou eliminação.
A premiação ocorrerá no dia 13 de novembro, às 17h30, no auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº), quando haverá um sarau com a leitura da produção dos minicontos de todos os candidatos presentes, com o anúncio dos três primeiros colocados.
Os premiados receberão troféus, confeccionados pela empresa Brascril, certificados emitidos pelo IEL e terão seus textos publicados nos canais oficiais do IEL na internet (blog e redes sociais).
Mais informações sobre o concurso podem ser solicitadas pelo e-mail ieldesafioliterario@gmail.com
ou telefone: (51) 3314-6451.
Fonte e arte: Secom RS