Ação promove conscientização sobre cuidados com as tartarugas em Osório

Foi realizada no último dia 24, uma atividade ambiental no complexo da Lagoa do Marcelino em Osório, voltada para a educação ambiental e também preservação. Uma palestra direcionada a alunos dos 5º e 6º, ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prudente de Morais, foi realizada no local.
A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, foi realizada em função da temporada de desova das tartarugas da Lagoa do Marcelino que iniciou em outubro e vai até março do ano que vem.
As Lagoas do Marcelino e Peixoto são utilizadas para desova das tartarugas sendo a mais comum à tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbigni). Durante os referidos meses, uma grande quantidade de tartarugas de água doce utiliza as margens da lagoa para a postura de ovos. Sendo este período entre de dezembro e janeiro seu pico.

Seus ninhos são pequenas movimentações de terra, geralmente buracos medindo aproximadamente 20cm, com uma profundidade de até 20cm. Neles, a tartaruga deposita os ovos e tapa novamente. 

Portanto, ao trafegar na orla da Lagoa do Marcelino e estrada do Palmital, reduza a velocidade e tenha cuidado com esses animais. Caso você esteja caminhando e encontre uma tartaruga não tire do local, evite chegar próximo com cães e se estiverem na estrada só ajudem a atravessá-la na direção que a mesma estiver indo.
O coordenador de Gestão Ambiental engenheiro ambiental, João Barcellos e o médico veterinário, Rafael Calderon, realizaram atividade de monitoramento e transposição de ninhos em área de risco dos quelônios. da espécie Cágado que popularmente a comunidade denomina de tartarugas.
Fonte e foto: Ascom PMO