Alunos do Proerd de Osório se formam

O salão de eventos do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), em Osório, foi o palco da formatura de 145 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na tarde da segunda-feira (06).
 
Os alunos de seis turmas do 5º ano das escolas Municipal Osvaldo Amaral e Estadual General Osório tiveram como instrutores a sargento Carla Beatriz Amaral Camargo, do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), e o soldado Hyago Derly Cremonini, do 8º BPM. Foram 10 encontros no segundo semestre do ano com currículo fundamentado em técnicas pedagógicas e materiais didáticos específicos para promover o desenvolvimento da resistência de jovens ao uso de drogas.
 
A vibração tomou conta dos formandos, após proferirem o juramento: “ao concluir o curso do Proerd, prometo ser fiel aos ensinamentos que recebi, resistindo às drogas e à violência, cumprindo minhas obrigações e fazendo valer meus direitos”. No concurso de redação sobre o programa, foram premiados os vencedores dos três primeiros lugares de cada turma das duas escolas. Os estudantes ainda participaram do sorteio de uma bicicleta por colégio.
 
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte, falou que a cerimônia era um momento especial por ser a primeira formatura do Proerd em que ele participava aos 70 dias  à frente da Unidade. Salientou a necessidade do apoio de outros órgãos para a manutenção do programa, uma vez que os recursos do Proerd são limitados e agradeceu a parceria da prefeitura, do Poder Judiciário e do Consepro de Osório. Também enalteceu o trabalho dos instrutores do Proerd, da inserção das escolas e da confiança dos pais. Aos formandos, o tenente-coronel desejou vidas promissoras. “Desejo sucesso na caminhada de vocês, que Deus lhes dê sabedoria, saúde e que capacite a todos”, disse o comandante do 8º BPM.
 
“Pela grandiosidade desse programa, ele não pode terminar. Eu recomendo que a prefeitura o inclua como política pública de educação, o que seria um grande avanço para atingir mais crianças.” A conclamação foi feita pela promotora de justiça criminal, Cristiane Della Méa Corrales. “Queremos uma sociedade pacífica e feliz e é com programas como esse que vamos conquistá-la”, frisou a promotora.
 
O vice-prefeito de Osório, Eduardo Renda, garantiu que o Poder Executivo fará esforço para contemplar apoio financeiro ao Proerd no próximo ano, indo ao encontro da solicitação da promotora de justiça Cristiane Della Méa. “A Brigada Militar subsidia o conhecimento na importante tarefa de dizer não às drogas. Essas crianças são os agentes propulsores da comunicação para instruir colegas e a sua comunidade nesse processo”, disse o vice-prefeito.
 
Presentes, também, na solenidade os comandante do CRPO Litoral, coronel Ricardo Fraga Cardoso, e da Escola de Formação e Especialização de Soldados/Osório, major Aurélio da Rosa; a secretária municipal de Educação, Lourdes Helena Gularte; o presidente do Consepro, Edson Alfredo Schmitt; o conselheiro tutelar Jorge Adi Gomes; o subcomandante do 8º BPM, major Paulo Ubiratan de Lara Marques; o comandante da 1ª Companhia do 8º BPM, capitão Leonardo da Rosa de Souza; diretores das escolas, professores, pais e familiares dos alunos.
 
Texto e fotos: Jussara Pelissoli/CRPO Litoral
Previous post
Veículo é roubado próximo a rampa de skate em Osório
Next post
Prefeitura de Tramandaí terá que apresentar plano de manejo de dunas em seis meses

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Alunos do Proerd de Osório se formam