Arroio do Sal inaugura o primeiro Sítio Arqueológico de Sambaquis do Rio Grande do Sul

A Prefeitura Municipal inaugurou na tarde de hoje, 10 de julho, o primeiro Sítio Arqueológico de Sambaquis do Rio Grande do Sul: o Parque Sambaquis da Marambaia. Este Sítio é muito importante para o turismo no município, pois desperta interesse de diversos arqueólogos e também de muitas universidades, os quais poderão fazer visitações com seus estudantes.
Sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios, por povos que habitaram o litoral brasileiro na pré-história. Eles representam nossos antepassados e conservam a origem de nosso povo e são formados por cascas de moluscos. Em Arroio do Sal, no balneário Marambaia, há a maior formação de sambaquis do município.
“Este Sítio Arqueológico beneficiará muito o turismo de Arroio do Sal, pois receberemos visitantes de diversos estados e até mesmo de outros países, como ocorre no nosso Parque Tupancy. Temos mais um ponto turístico preparado para receber estudantes e arqueólogos que encontrarão um rico material de estudo. Estudamos a possibilidade de ceder este espaço a uma Universidade, mas temos a certeza de que será muito vantajoso para fomentar o turismo local. É muito importante conservarmos a história das gerações passadas que construíram nosso município e todo o litoral”, afirmou o Prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) em seu discurso durante a inauguração.
O Sítio Arqueológico Sambaquis da Marambaia muito em breve estará aberto para visitação.

Fonte e foto: Ascom PMAS