Assembleia de Verão da Famurs irá debater os desafios das eleições municipais

Os desafios das eleições, mudanças na legislação eleitoral e no pleito municipal, o que são considerados crimes eleitorais, como enfrentar o mundo digital e as suas fake news. Tudo isso será debatido na Assembleia de Verão 2020, nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Hotel Araçá (Rua Miguel Main Felo, 333, Praia do Araçá), em Capão da Canoa. O evento tem como patrocinadores Corsan, BRDE, Badesul, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e Geopix, além do apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Prefeitura de Capão da Canoa, da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e do Detran.
As atividades da Assembleia de Verão terão início na manhã de quinta-feira (13/2), com a apresentação da campanha publicitária sobre a inclusão das mulheres na política. O trabalho, que está sendo desenvolvido pela Agência Matriz, é coordenado pelo presidente da Famurs, Dudu Freire; pela primeira-dama, Daniela Meller; pela coordenadora de Gênero, Tânia Feijó; e pela equipe de Comunicação da entidade. Ainda na parte da manhã, será realizada a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades dos governos e representantes de órgãos do estado.
Durante a tarde, a partir das 14h, o publicitário e consultor em marketing político Zeca Honorato abordará a importância do marketing político nas eleições municipais. Às 15h15, um painel mediado pelo jornalista Tulio Milman irá discutir os crimes cibernéticos. Emerson Wendt, Eduardo Prange e Taís Seibt estão encarregados de debater como enfrentar as fake news e os ataques nas redes sociais.
Na manhã de sexta-feira (14/2), a partir das 8h30, inicia o segundo dia de palestras da Assembleia de Verão. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargadora Marilene Bonzanini, irá ministrar o painel “Crimes Eleitorais”, às 9h30. A manhã será encerrada com o painel “Desafios das Eleições 2020: o que muda no pleito municipal”, com a participação dos advogados especialistas em Direito Eleitoral, Lieverson Perin e Maritânia Lucia Dallagnol; do promotor de Justiça coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral, Rodrigo López Zilio; e do advogado e consultor jurídico, Gladimir Chiele. O painel será mediado pelo Coordenador de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.
No início da tarde, o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), Evandro Soares, irá tratar sobre os benefícios dos municípios aderirem ao Sistema Estadual de Cultura. Na ocasião, a secretária estadual, Beatriz Araújo, irá certificar os municípios gaúchos que já aderiram ao Sistema Estadual de Cultura. Já o presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, falará sobre a importância dos consórcios públicos para as administrações municipais.
Também na sexta-feira, às 14h45, a coordenadora de Educação da Famurs, Fátima Ehlert irá tratar sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a aplicabilidade do piso do magistério. A Assembleia de Verão 2020 encerra com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, para debater a pauta municipalista.
O evento é gratuito é as inscrições podem ser realizadas pelo portal eventos.famurs.com.br.

Fonte e arte: Ascom Famurs