BM resgata vítimas de incêndio em Maquiné

O fato ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (13/01), na rua General Osório em frente a um posto de gasolina no centro de Maquiné. Durante policiamento ostensivo preventivo, a guarnição de serviço se deparou com pessoas pedindo por socorro, relatando haver uma residência incendiada próximo de onde estavam.
Os policiais militares do 8° BPM prontamente foram até o local e se depararam com um incêndio de grande proporção, pois o fogo já havia se propagado e atingido além da residência, uma loja de roupas, localiza em frente da residência, uma lancheria ao lado e um veículo nos fundos.
No momento, os policiais foram informados que haviam possíveis vítimas no local, inclusive crianças e prontamente adentraram em busca da retirada das vítimas e efetuaram os primeiros socorros. Foi feito contato com a sala de operações em Osório, que acionou os bombeiros de Terra de Areia.
Até a chegada dos bombeiros, os policiais permaneceram na retirada das pessoas do local, sendo o momento mais crítico, o da retirada de uma senhora de 80 anos de idade diagnosticada com a doença de Alzheimer, e encontrava-se completamente impossibilitada de sair dali, por ter inalado muita fumaça.
Dois policiais de folga foram até lá voluntariamente para prestar socorro às vítimas e colaboraram com a ação dos colegas até a chegada dos bombeiros.
Cerca de 100 pessoas se encontravam no local do incêndio, sendo necessário o isolamento imediato para preservar a integridade física de todos, pois os que ali estavam, tentavam enfrentar o incêndio para ajudar os policiais militares no resgate as vítimas.
Após a chegada dos bombeiros, o fogo foi controlado e todos os policiais envolvidos foram levados para receberem atendimento médico hospitalar, sendo alguns conduzidos ao posto de saúde de Maquiné, e outros ao Hospital de Osório, devido à exposição ao fogo e a grande inalação de fumaça. A idosa ficou hospitalizada e para bem, todos os populares que necessitaram, também receberam atendimento médico.
O Comando do 8° BPM se orgulha da valorosa ação de seus policiais militares de serviço envolvidos na ocorrência da tarde de hoje em Maquiné, sendo eles: O Soldado Guilherme Silva, Sd Guilherme Hoffmann, Sd Élton, Sd Tomazzelli, e estende o reconhecimento aos soldados Cruz e Sd Sidra, que voluntariamente enfrentaram ao incêndio e obtiveram êxito em salvar vidas.
Fonte e foto: Ascom SSP