Bueiros inteligentes podem evitar alagamentos em Osório

Vereador Valério dos Anjos solicitou estudo sobre o tema na última

 sessão da Câmara

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Osório, dia 26,  um pedido de estudo realizado pelo vereador Valério dos Anjos (PDT), foi aprovado pelos vereadores que gostaram da ideia, tanto que todos assinaram a indicação. A solicitação é para que a Administração Municipal realize estudo sobre a possibilidade da instalação de “bueiros inteligentes” na cidade.

Segundo o vereador em uma cidade como Osório, que “Joga Limpo” o equipamento seria muito útil para tentar resolver o problema dos alagamentos e acúmulo de lixo, em algumas regiões, de forma simples. “Nosso município já é referencia quanto à consciência ambiental, limpeza, destinação de resíduos. Os bueiros seriam mais um passo rumo a um futuro sustentável”, explicou Valério dos Anjos.

Como funcionam os “bueiros inteligentes”

Os “bueiros inteligentes” contam com cestos coletores, que funcionam como um filtro e facilitam o trabalho de remoção e limpeza do lixo que fica acumulado.

Eles servem para evitar que o lixo jogado na via - como papel, tocos de cigarro, latas de alumínio, entre outros – chegue à rede pluvial, obstruindo a passagem de água da chuva e, assim, contribuindo para os alagamentos.

Para o vereador, que pediu o estudo, a sua implantação reduziria muitos danos. “É importante à ideia, poderemos retirar toneladas de sujeira, que no período de chuvas entopem as galerias”, afirmou.