Câmara de Osório homenageia Brigada Militar por seus 180 anos

Os 180 anos da Brigada Militar foram homenageados em sessão solene na Câmara de Vereadores de Osório na noite da segunda-feira (20/11), com a presença de oficiais e praças do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e da Escola de Formação e Especialização de Soldados (ESFES), acompanhados da turma de alunos que está em curso.

A proposição da homenagem partiu do vereador Ed Moraes, major da reserva da BM, que após o vídeo institucional dos 180 anos e apresentação do histórico da Corporação, falou na tribuna, sem conter a emoção. Ed Moraes recordou sua carreira na Brigada Militar, entre 1984 e 2006, e atribuiu ao seu trabalho como policial militar a sua vitória nas urnas, em 2012, quando foi eleito vereador em Osório, pela primeira vez. “São colheitas que a gente faz. O meu trabalho na Brigada acabou sendo reconhecido e fui eleito vereador e reeleito”, disse. “Parabenizo a todos os policiais da ativa e da reserva e que tenham força e disposição para, mesmo com dificuldades, continuar sendo, verdadeiramente, a força da comunidade”, destacou o parlamentar.

O comandante do CRPO Litoral, coronel Ricardo Fraga Cardoso, representando o Comando-Geral da Brigada Militar, agradeceu ao Legislativo Municipal pela sessão solene; fez alusão a oficiais e praças da reserva presentes no ato, integrando passado e presente; reconheceu o trabalho dos servidores militares por ele comandados e citou os alunos-soldados como integrantes da nova geração da BM. O coronel lembrou que havia dois anos que o povo gaúcho travava a Revolução Farroupilha quando foi criada a Força Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 18 de novembro de 1837, a origem da Corporação, que sofreu uma série de transformações e recebeu diversos nomes. “Em outubro de 1892 passou a se chamar Brigada Militar e é a única polícia militar no país com essa denominação”, destacou. O comandante do CRPO Litoral ainda afirmou que a BM detém reconhecimento no Brasil, tem colhido respeito e gratidão da sociedade. “Que pesem todas as dificuldades, fazemos do desafio a nossa bandeira, que é proteger a sociedade mesmo com o risco da própria vida”, disse o oficial.

O prefeito Eduardo Abrahão salientou que a Brigada Militar figura entre as instituições com maior credibilidade, devido ao trabalho de praças e oficiais, por meio do policiamento, de operações e de programas sociais. “A Brigada Militar preserva a vida em qualquer condição em que o cidadão possa estar”, falou. Abrahão também destacou o trabalho da Corporação no município. “O 8º BPM tem prestado serviço de extrema qualidade em Osório e é referência no que se refere aos conflitos, por meio do policiamento, e às questões sociais com os programas da Instituição”, frisou. Por outro lado, o prefeito fez um apelo para que permaneçam na cidade alguns soldados da próxima turma que se formará no início do ano que vem. “É uma contrapartida merecida pelo apoio que o Município sempre deu à Brigada”, justificou.

Já o presidente da Câmara, vereador Martim Tressoldi traçou um paralelo entre a conduta desviada de determinados políticos e os problemas sociais no país decorrentes disso, incluindo a segurança pública. “Se mais presídios são construídos e precisamos de mais policiais nas ruas é porque algo está errado. Precisamos mudar e acreditar que amanhã será melhor. Precisamos fazer a coisa certa e seguir o exemplo da Brigada Militar”, conclamou. Tressoldi ainda afirmou que “tudo o que fizermos em reconhecimento à Brigada Militar será pouco diante do seu trabalho.”

A mesa das autoridades também esteve composta pelo vereador Marcos Bolzan; pelos comandantes do 8º BPM, tenente-coronel Luis Ernesto Duarte, e da ESFES, major Aurélio da Rosa; pela diretora da Promotoria de Justiça, Cristiane Della Mea Corrales; e pelo ex-comandante do 8º BPM, coronel RR Luis Fernando Borges Fortes Spalding, representando oficiais e praças da reserva.

Ao final da solenidade, os vereadores entregaram ao comandante do CRPO Litoral uma placa comemorativa aos 180 anos da Corporação.

TEXTO E FOTOS: Jussara Pelissoli (RMT 6108)

Previous post
Traficante é presa com drogas no sutiã
Next post
Grupo teatral de Osório é destaque em Festival Internacional de Teatro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Câmara de Osório homenageia Brigada Militar por seus 180 anos