Cartórios eleitorais do litoral realizam plantão neste fim de semana

O prazo para o cadastramento biométrico de eleitores do litoral está encerrando nestes meses de novembro e dezembro e milhares ainda não realizaram o procedimento, preocupando a justiça eleitoral. Para facilitar, alguns cartórios eleitorais vão realizar neste fim de semana plantões para agilizar o procedimento. Os eleitores de Osório e Santo Antônio da Patrulha têm o prazo até 11 de dezembro para realizarem o cadastramento biométrico e em Imbé, até o próximo dia 13 de novembro.
Os eleitores de Imbé devem procurar o Cartório Eleitoral de Tramandaí que fará nesse final de semana dos dias 09 (sábado) e 10 (domingo) o último mutirão para o cadastramento biométrico, antes do prazo final, em 13 de novembro. O atendimento será das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia, na 110ª Zona Eleitoral em Tramandaí (Av. Caldas Júnior, 1750 - salas 103, 104 e 203), apenas para os eleitores de Imbé. O atendimento será feito por ordem de chegada. A intenção é facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dias úteis.
 
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral da 110ª Zona Eleitoral do RS, Paulo Roberto Framil Fernandes, os documentos necessários para o procedimento são comprovante de residência (água, luz, telefone) e documento oficial com foto. O serviço de cadastramento biométrico para eleitores de Imbé ocorre apenas em Tramandaí, o posto de atendimento na Prefeitura de Imbé já foi desativado.
Em Santo Antônio da Patrulha mais de 11 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico, por isso, o Cartório Eleitoral abrirá no próximo final de semana, dias 09 e 10 de novembro (sábado e domingo). O atendimento será das 13h às 18h. O prazo para a realização do recadastramento biométrico encerra no dia 11 de dezembro e de acordo com a chefe do Cartório, Aline Fuchs, restam ainda 11.800 eleitores, do total de 33.300 de Santo Antônio da Patrulha, para realizar o procedimento nos 25 dias úteis restantes.  O horário normal de atendimento é das 12h às 19h de segunda a sexta-feira. O Cartório Eleitoral fica na R. Cel. Vicente Gomes, 71 – Centro. Mais informações pelo telefone 3662.2199.
Já no município de Osório, o Cartório Eleitoral fará atendimento especial para o cadastramento biométrico neste sábado, dia 9, das 9h às 14h. Os eleitores devem estar munidos com documento com foto e comprovante de residência. O endereço do Cartório Eleitoral em Osório é Rua Sete de Setembro, 296. O telefone para mais informações é o 3663 3568.
O eleitor que vota nesses municípios e que não realizar o cadastramento biométrico terá o Título Eleitoral cancelado e ficará sujeito a alguns impedimentos como de obter Passaporte e Carteira de Identidade ou de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou ainda de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Além disso, ficará impedido de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.
 
Fonte e foto: Redação RO