Começa treinamento de guarda-vidas civis temporários para a Operação RS Verão 2020 em águas internas e de mar

Com o maior efetivo desde o início do projeto de guarda-vidas civis temporários (GCVT), em 2004, começou o treinamento dos 451 aprovados nos exames de aptidão física para a função. A capacitação técnica é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Na quarta-feira (20/11), 251 alunos iniciaram as atividades, em Tramandaí. Quem concluir com êxito o curso preparatório vai atuar em águas internas e de mar durante a Operação RS Verão 2020, que irá reforçar o efetivo da Segurança Pública no Litoral entre 21 de dezembro de 2019 e 2 de março do próximo ano.
A carga horária do curso será de 200 horas, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. Os alunos, com idade entre 18 e 55 anos, serão submetidos ainda a provas de suficiências física e técnica, bem como de conhecimentos teóricos específicos.
Após a conclusão, prevista para 21 de dezembro, estarão aptos à execução de funções relacionadas à atividade de salvamento aquático.
O processo seletivo contou com duas etapas. Na primeira fase, os concorrentes foram submetidos a exames de saúde e mental, realizados pela Junta Policial Militar de Saúde, na qual os candidatos foram avaliados quanto ao seu estado clínico geral e de sanidade mental.

A segunda fase, que consistiu nos exames de aptidão física, foi composta por corrida de 50 metros na areia, conduzindo o flutuador de resgate em até 15 segundos e 200 metros de natação em até cinco minutos. A avaliação foi feita pela Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física do CBMRS, na praia do Lami, em Porto Alegre.
Também na quarta (20) foi realizada a primeira reunião de alinhamento da Secretaria da Segurança Pública com outras secretarias para articular as atividades da Operação RS Verão 2020. O encontro, liderado pelo secretário da Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, reuniu representantes de diversos os órgãos estaduais na Sala de Governança, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.
Fonte e foto: Ascom SSP