Conselho de Secretarias de Saúde debate Operação Verão com secretário Gabbardo

Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) estiveram reunidos na terça-feira (14) com o secretário Estadual da Saúde João Gabbardo dos Reis para tratar sobre o projeto Verão 2017/2018. Na agenda, que foi coordenada pelo secretário da Saúde de Osório, Emerson Magni, participaram gestores de 15 municípios da Região Norte.

Segundo Emerson, na oportunidade, Gabbardo informou que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não tem um posicionamento sobre o financiamento para os municípios do litoral para o próximo verão, ficando acordado que deverá haver uma manifestação formal da SES até a próxima semana. “Estamos bastante preocupados porque a operação verão envolve uma série de questões legais, como o cumprimento de prazos para seleção e contratação de recursos humanos para aumentar os serviços”, disse. “Essa definição por parte do Estado já deveria ter ocorrido porque o deslocamento populacional para o litoral está acontecendo há cerca de um mês e a temporada já é uma realidade.”

Segundo o secretário da Saúde de Osório, Gabbardo ficou de priorizar a cedência de ambulâncias extras do SAMU e a regulação para transferências e leitos de demandas dos municípios do litoral nos próximos meses.

Há um mês, os gestores do Litoral Norte elaboraram uma proposta e entregaram à 18ª Coordenadoria de Saúde, prevendo, entre outras medidas, a colocação de ambulâncias em pontos estratégicos e destinação de valores de acordo com o porte de atendimento. Eles propuseram, também, que o Piso da Atenção Básico (PAB fixo) fosse transferido temporariamente para os municípios do litoral, com base em atendimentos registrados no Cartão SUS.

Previous post
Escolas de Imbé receberam projeto Salva-Vidas Mirim
Next post
Jovem é preso com pés, sementes e tijolo de maconha em Arroio do Sal

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Conselho de Secretarias de Saúde debate Operação Verão com secretário Gabbardo