Corpo de Bombeiros forma novos Guarda-Vidas

Imbé sediou na manhã da última sexta-feira (17) a cerimônia de formatura de 56 novos Guarda-Vidas Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS) no Curso de Capacitação Técnica de Salvamento Aquático no Mar 2017. O ato foi realizado em frente à Guarita 133, no Centro, e contou com a presença de autoridades como o prefeito Pierre Emerim e o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Marco Antonio Silva.

Com carga horária de 120 horas/aula teórico-práticas, distribuídas entre disciplinas como natação utilitária, técnicas de salvamento aquático, relações públicas e ações preventivas dos guarda-vidas, além de mais 80 horas de estágio supervisionado, o curso coloca à disposição da população novos guarda-vidas que atuarão nas guaritas do Litoral Norte gaúcho.

Mudança da nomenclatura

Para atender à orientação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Corpo de Bombeiros do Estado adequou para ‘guarda-vidas’ a nomenclatura técnica dos militares e dos civis temporários que atuam no serviço de salvamento aquático, substituindo o termo ‘salva-vidas’. A alteração acompanha o padrão internacional definido pela International Lifesaving Federation (ILS), harmonizando a denominação dos militares e dos civis temporários que prestam serviço no Rio Grande do Sul aos serviços dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

A Sobrasa estabelece que o emprego do termo ‘guarda-vidas’ é amplo, pois a atividade de guardar pressupõe cuidados preventivos e de reposta relacionados às pessoas e ao próprio ambiente, sendo, portanto, mais adequado ao serviço de segurança aquática prestado pelo CBMRS. Já o termo ‘salva-vidas’ está tecnicamente associado aos equipamentos que, efetivamente, salvam vidas, tais como os flutuadores e boias.

Previous post
Acordo no setor de energia deve beneficiar Litoral com R$ 800 milhões em investimentos
Next post
Juramento à Bandeira será na sexta-feira em Osório

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Corpo de Bombeiros forma novos Guarda-Vidas