Dia D da vacinação contra o sarampo é neste sábado

A Secretaria de Saúde de Osório, por meio do setor de Epidemiologia, informa que sábado (30/11), será realizado dia D vacinação. A campanha contra o Sarampo é voltada para os cidadãos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Além da vacina, será feita coleta de exames preventivos do câncer do colo do útero, solicitação para realização do exame de mamografia e testes rápidos.

O dia D facilita a vida de quem trabalha durante horário comercial e não consegue ir na sua Unidade de Saúde. O Sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Caso suspeito de Sarampo:

Todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Ressalta-se que a melhor forma de evitar surtos de doenças imunopreveníveis é manter a população protegida através da vacinação. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina Tríplice Viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar. Procure o seu posto de saúde mais próximo.

Fonte e arte: Ascom PMO