Ministério da Saúde habilita funcionamento do CER em Osório

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (3/10) as portarias que habilitam dois centros de reabilitação para pessoas com deficiência no RS: o Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Osório e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Ambos serão referências regionais e a expectativa é aumentar a oferta de atendimentos e diminuir, assim, a fila de espera. Cada unidade receberá R$ 2,4 milhões anuais em recursos federais para o atendimento à população.
Centros Especializados em Reabilitação (CER) são pontos de atenção ambulatorial especializados que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva (próteses e órteses). A unidade de Osório, mantida pela prefeitura, terá atendimentos nas modalidades física, auditiva e visual, sendo referência para todos os 23 municípios do Litoral Norte (que fazem parte da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde). A habilitação permitirá que essa população tenha um atendimento mais próximo de casa, já que hoje esse atendimento é referenciado para Porto Alegre.
Em Canoas, a Acadef já presta atendimentos na modalidade de reabilitação física. A partir da habilitação, a associação passará a ofertar ainda as modalidades auditiva e intelectual para os municípios da Região Metropolitana (1ª Coordenadoria Regional de Saúde).

Fonte e foto: Ascom SES
Osório - CER.jpg