Operação Planum cumpre mandados em Tramandaí

A prisão de uma quadrilha de narcotraficantes em agosto de 2017 em Tramandaí foi a base da Operação Planum, deflagrada ontem (29) pela Polícia Federal em cinco estados contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Na manhã de ontem, três mandados de busca foram cumpridos em Tramandaí. Ao todo, mais de 200 agentes cumprem 21 mandados de prisão e 40 mandados de buscas e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Também há ordens para sequestro e bloqueio de imóveis, fazendas, aeronaves, embarcações, veículos e contas bancárias, estimados em mais de R$ 25 milhões.

A Polícia Federal identificou que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com grande quantidade de cocaína (em média 500 quilos) na Bolívia e seguiam até o Rio Grande do Sul, onde pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa. Posteriormente, a droga seguia por via rodoviária para outros estados e permanecia em depósitos até ser despachada para a Europa através de portos brasileiros.