Outubro Rosa - Posto Central estará aberto neste sábado para coleta de exames em Osório

O município de Osório está engajado com a realização da Campanha Outubro Rosa, na conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No sábado (5/10), ocorre no Posto Médico Central Dr. Flávio Silveira, a campanha de coleta de exames preventivos do câncer de colo do útero e a solicitação de mamografias para as mulheres com indicação. A marcação do exame de mamografia será feita neste mesmo dia.
Durante o mês de incentivo à prevenção, são transmitidas informações variadas e a de que a maneira mais comum de diagnosticar o câncer de mama é a mamografia. Quando identificado de forma precoce, as chances de cura e redução da mortalidade são bem maiores, por isso da importância de manter os cuidados.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, chegando a 22% de novos casos de câncer a cada ano no país. Só no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o fim deste ano, de acordo com estimativas do instituto.
A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama. A idade é um dos maiores principais fatores de risco, onde as taxas de incidência aumentam após os 50 anos, com cerca de quatro em cada cinco casos que ocorrem a partir desta faixa etária. Antes dessa idade, o número de casos é menor, mostrando relação com os hormônios femininos
Com coordenação da secretaria da Saúde, em Osório são realizados atendimentos às mulheres em horário estendido, eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos presentes nas Unidades de Saúde e na cidade, objetivando compartilhar informações sobre fatores preventivos e a importância de detectar precocemente a doença.
Os principais itens mencionados durante a campanha Outubro Rosa são:
- Prevenção e mamografia.
- Alimentação saudável.
- Atividade física.
- Realização do autoexame das mamas.
- Prestar atenção e verificar a presença de pequenos nódulos na região embaixo do braço, axilas e no pescoço.
- Procurar ajuda médica ao observar qualquer sintoma desconfortável e notável sobre pequenas alterações mamárias.
Fonte e arte: Ascom PMO
Osório - outubro rosa - seminário.png