Saúde disponibiliza exame de mamografia durante campanha

Dentro das estratégias que visam a conscientização e o alerta às mulheres e à sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a PMO/Jogue Limpo, através da Secretaria da Saúde oferece exame de mamografia sem agendamento. O atendimento ocorreu no sábado (7/10) e será repetido no sábado (14/10).

O serviço de Coletas de Papanicolau e Exame de mamas sem agendamento,  será oferecido às mulheres no Posto de Saúde Central Dr. Flávio Silveira, localizado na Rua Garibaldi, 255, das 8h- 12h e 13h30min às 17h. É ir até ao local com o Cartão SUS de Osório.

Levando em conta que no RS há a maior incidência da doença no Brasil, 90 casos para cada 100 mil habitantes, o Secretário da Saúde Emerson Magni salienta que através da Campanha de prevenção ao câncer de mama, a saúde de Osório está ampliando a atenção à saúde da mulher. “Lembramos que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Estamos felizes porque a cada ano tem aumentado muito a conscientização e a busca por mamografias. O auto-exame é outra recomendação constante dos profissionais da saúde. Estamos intensificando o trabalho neste mês com a meta de incentivar pacientes a buscar mais informações sobre a doença e os tratamentos existentes”, disse.

Com o avanço da medicina, há tratamentos mais personalizados e individualizados para cada tipo de mulher ou homem, fator fundamental que evita o aumento do número de mortes. É importante salientar que a obesidade, o excesso de peso e o sedentarismo, são fatores de riscos graves para câncer de mama, tanto em mulheres, bem como em homens. Esses itens fazem com que as células se alterem, haja mais inflamações no corpo e o câncer se desenvolva.

Um estudo feito pelo Observatório de Oncologia, plataforma de análise de dados criada pelo movimento Todos Juntos Contra o Câncer, liderado pela (Abrale) indica que em 2029 a taxa de mortalidade por tumores será de 115 por 100 mil habitantes, enquanto o índice de óbitos por doenças cardiovasculares será de 113 por 100 mil habitantes.

Confira os números de atendimentos realizados em Osório no sábado:

– 54 testes rápidos – HIV, Sífilis, hepatite B e C.

– 84 coletas de preventivo;

– 42 solicitações de mamografias.

 

Programação do Outubro Rosa

– Quarta-feira – 11/10/17: Largo dos Estudantes. Atendimento à mulher das 15h às 17h.

– Sábado – 14/10/17: Posto de Saúde Central Dr. Flávio Silveira, Rua Garibaldi , 255 – Atendimento à mulher das 8h- 12h e 13h30min às 17h: Coletas de Papanicolau e Exame de mamas sem agendamento. É só chegar com o Cartão SUS de Osório.

 

– Quinta-feira – 19/10/17: Comunidade de Passinhos. Conversa sobre a Saúde da Mulher;

– Sábado – 21/10/2017: A partir das 9h. Dia “D” de mobilização na comunidade toda rosa e a 7º Marcha da família pela valorização da vida, com início na Praça das Carretas– Rua Santos Dumont, esquina Barão do Triunfo.

 

Programação do Novembro Azul

– Quarta-feira – 08/11/17: Abertura: Seminário da saúde do homem – 19h30min às 22h no auditório da FACOS;

– Segunda-feira – 06/11/17:

* Posto de Saúde Atlântida Sul – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

* Posto de Saúde Primavera – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas.

– Terça-feira – 07/11/17:

* Posto de Saúde Albatroz – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

* Posto de Saúde Laranjeiras – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

– Segunda-feira – 27/11/17:

 

* Posto de Saúde Atlântida Sul – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

* Posto de Saúde Primavera – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas.

 – Terça-feira – 28/11/17:

* Posto de Saúde Albatroz – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

* Posto de Saúde Caravágio  Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

* Posto de Saúde Laranjeiras – Atendimento ao homem das 18h às 21 horas;

Colaboradores: Coalizão Osório, Rotary Clube, Casa da Amizade, Centro empresarial, FACOS, Corsan, Bottero, Beira Rio, Hospital São Vicente de Paulo.

Previous post
Sine de Osório oferece vagas de emprego em diversas áreas
Next post
Triathlon cidade de Osório será no domingo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Back
SHARE

Saúde disponibiliza exame de mamografia durante campanha