Secretários de Saúde se reúnem para buscar alternativas para região

Nesta quinta-feira (06/09), ocorreu uma reunião da Comissão dos Secretários Municipais de Saúde no Centro de Capacitação Continuada (CEC) com os secretários de saúde do litoral norte do Rio Grande do Sul, em que visou a integração e troca de experiências e potencialização dos pedidos ao Governo Estadual. 

Segundo o Secretário de Saúde de Tramandaí Luciano Saltiel, os Municípios, em via de regra, tem a obrigação em realizar a atenção básica e o Estado nos casos de média e alta complexidade; neste último, não acontece em plenitude, fazendo os Municípios comprarem serviços.
 
“O Estado deixa de fazer a sua parte, o Município, com poucos recursos, tem que realizar a sua respectiva obrigação que é a atenção básica e ainda assume a responsabilidade do Estado. Lógico que vai fragilizar uma ponta, e neste caso, é a atenção básica”, afirmou o Secretário.
 
A reunião teve por objetivo de unir as cidades, estabelecer pleitos em comuns, como a necessidade de suporte da UTI daqueles pacientes fora da região litorânea. Além de outras pautas discutidas que trataram em facilitar os exames de maior complexidade para a população, além do manuseamento de recursos. 

 

IMAGENS