A história do Brasil foi talhada na discriminação racial e social e desde os primórdios as injustiças étnicas deixaram marcas que ainda hoje ecoam em todas as esferas da sociedade. 

Pensando sobre a Constituição Brasileira de 1988, artigo 5° da Igualdade Racial que diz ”todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza”, foi realizada na tarde desta terça-feira (26/01) uma reunião no gabinete do prefeito Luiz Carlos Gauto para retomar o projeto especial ”Políticas de promoção e igualdade racial”.

Uma das idealizadoras da ação é a Coordenadora Geral de Projetos Carla Marques, que detalha os próximos passos a serem dados: “Vamos retomar esse projeto e dar mais visibilidade, dando atenção aos bairros e comunidades carentes. Precisamos estar atentos também à questão da mulher negra, do feminicídio. Essa parceria com a Prefeitura será fundamental. Estamos muito felizes pela receptividade”, completou Carla.  O Prefeito Luiz Carlos Gauto trouxe sua experiência à frente da segurança pública e a importância da Patrulha Maria da Penha, implantada em 2019 no município de Tramandaí: “Quando atuava na Brigada Militar enfrentamos diversas situações de discriminação e feminicidío. Todos evoluíram muito no acolhimento desses casos, mas queremos qualificar ainda mais esses serviços para que possamos ter uma cidade igual para todos e contra todo e qualquer tipo de preconceito”, ressaltou o Prefeito Gauto.  

Então, ficando acertado que as Secretarias de Educação, Assistência Social, Segurança e Saúde promoverão atividades específicas com o apoio de instituições do município. 

POR ALANNA HANNA (ASCOM) E PAOLA DAMAZIO (ASCOM)

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAMANDAÍ