Uma denúncia anônima aliada ao trabalho de policiamento ambiental realizado pela Brigada Militar, resultou na abordagem de um veículo, e na apreensão de 700 quilos de peixe transportados sem as condições obrigatórias e de forma ilegal. A ação foi realizada pelos integrantes da  Companhia de Policiamento   Ambiental, que abordaram uma camionete Saveiro, que trafegava pela RSC 101, vindo da Lagoa dos Aguapés, em direção ao Litoral Norte, na divisa entre Mostardas e Palmares do Sul.

A ação resultou na prisão em flagrante de Manoel Antunes Neto, “Maneca”, que é ex-vereador do município de Palmares do Sul e presidente da Associação de Pescadores de Palmares do Sul. Ele transportava  peixe das espécies bagre, linguado e violinha, na caçamba do veículo, em embalagens plásticas impróprias e sem refrigeração mínima para o transporte desse tipo de carga. Além disso as espécies apreendidas possuem pesca e comercialização proibidas nessa época do ano. A carga de peixe seria distribuída em restaurantes e mercados do litoral norte.

O detido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Palmares do Sul, onde foi autuado em flagrante, e pagou uma fiança de RS 7.500 reais, e vai responder ao inquérito em liberdade. Ele já teria sido preso em outras oportunidades.  A carga de peixes apreendida sem documentação e condições sanitárias exigidas, não pode ter   consumo humano,  e por isso, foi doada para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos – CECLIMAR, de Imbé, para consumo animal.