O ano de 2021, encerra pleno de boas realizações para a população de Maquiné. O prefeito João Marcos Bassani dos Santos (PDT), apresentou um balanço positivo das atividades realizadas com o intuito de fortalecer a modernizar o município. De acordo com João Marcos, nesse segundo mandato, se evidencia o desejo de aprimorar a qualidade de vida da população, com a cuidado de manter as origens, “Não queremos uma Maquiné Metrópole, queremos crescer, mas mantendo nossas origens e costumes do nosso povo”, anunciou em sua manifestação no microfone da Rádio Osório, durante o programa Olho Vivo Especial direto da prefeitura do Maquiné, nesta quinta-feira(30). O mandatário, revelou que a prefeitura está economicamente equilibrada, e planejando investimentos que serão realizados em breve. “Vamos investir muito no setor de abastecimento de água potável, que é um anseio da comunidade”, adiantou. João Marcos lembrou que nesse ano, já foi possível captar recursos para obras em estradas, “Hoje estamos equilibrados em todos os setores e captamos recursos para pavimentação de estradas como a ERS 484, que liga Maquiné a Barra do Ouro”, comemora.

Outro setor que tem recebido uma atenção especial da administração municipal de Maquiné, é relacionado com loteamentos, com forte fiscalização para evitar a implantação de empreendimentos irregulares. “Queremos que o crescimento de nossa cidade, seja ordenado, crescendo com calma e organizada”, projeta. Ainda faz parte do planejamento municipal, o incentivo aos jovens, para que fiquem e invistam na agricultura, como modo de sobrevivência com qualidade de vida em Maquiné. A vice-prefeita Elena Masiero, a “Leninha”, tem tido importante participação na execução do planejamento da cidade, visando o futuro, “nós mulheres temos uma visão mais ampla, mais emotiva. E só aceitei o convite de ser vice-prefeita com a condição de participar das decisões na administração, e assim, tem sido”, explica. Leninha também lembrou que as antigas divergências políticas, aos poucos, foram se diluindo, “conseguimos pacificar o meio político e nosso relacionamento é bom. Aquele ranço só atrasa uma cidade”, defende. A vice-prefeita lembrou ainda que resultado desta prática é a conquista de apoio de deputados de todos os partidos, auxiliaram a administração, “vivemos uma nova era de harmonia”, festeja Leninha. Participaram do programa, os secretários Luciano Almeida Alves, do Desenvolvimento Orçamento e Gestão, Eliane da Silveira Pioner, da Assistência Social, e Hiago Benetti Ritter da Saúde e bem Estar Social, que discorreram sobre as ações pontuais que já foram realizadas, e outras que estão programadas para o próximo ano.

O Prefeito João Marcos, revelou também que haverá uma mobilização para implantação do serviço de uma unidade do Corpo de Bombeiros Voluntários em Maquiné. “Quando ocorre um incêndio, dependemos dos bombeiros de cidades vizinhas, como Terra de Areia,  e por isso, pretendemos estruturar os Bombeiros Voluntários em nosso município”, informa.

Ao encerrar sua manifestação, o Prefeito João Marcos, elogiou a participação da comunidade de Maquiné, no processo de Consulta Popular com 500 pessoas votando, pela liberação de resursos para conservação das estradas, “nossos moradores fizeram muito bem a sua parte, contribuindo com nossas reivindicações e espero que continuem assim”, finalizou. Para o ano novo que se aproxima, a prefeitura de Maquiné, irá investir também em uma programação festiva aos 30 anos do município, que terá entre outras atrações, o já tradicional Rodeio, em nível estadual, no mês de março e a Festa da Polenta e do Vinho, com a escolha das soberanas do município.

Foto: Edgar Vaz/Rádio Osório