Foto: IFRS/ Divulgação

 As sete premiações foram conquistadas na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) por três projetos de estudantes do Ensino Médio do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Foram dois primeiros lugares e um segundo lugar, duas premiações internacionais para participações em eventos científicos (uma delas nos Estados Unidos), o Destaque Unidades da Federação – Rio Grande do Sul, e o Prêmio Por um Mundo Sem Lixo. Os três trabalhos premiados são orientados pela professora Flávia Twardowski.  O anúncio do recorde de reconhecimentos no evento foi feito no sábado(26) em cerimônia virtual de encerramento. Promovida pela Universidade de São Paulo (USP), a Febrace 2022 teve o total de 497 trabalhos finalistas, que foram avaliados por especialistas de 14 países em três rodadas de avaliação. O IFRS esteve representado por oito projetos, dos campi Osório, Canoas e Caxias do Sul.  Confira os projetos premiados:

Projeto “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva”, da estudante Amanda Ribeiro Machado, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS, com orientação da professora Flávia Twardowski.

Premiações conquistadas:

1° lugar em Ciências Agrárias – receberá certificado, medalha e a possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência.

Destaque Unidade da Federação – Rio Grande do Sul – prêmio da Febrace para os projetos considerados como o melhor de cada estado.

Prêmio Regeneron Isef – International Science and Engineering Fair  – dará uma credencial para participar da maior feira internacional do gênero, em Atlanta, Estados Unidos, de 7 a 13 de maio de 2022.

Sobre o trabalho: Resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho foram transformados em uma celulose bacteriana (espécie de plástico), que é um material biodegradável alternativo aos polímeros artificiais (empregados para a produção dos mais diversos objetos e materiais) e com potencial também para a geração de energia (podendo ser usado, por exemplo, em automóveis e residências). A transformação é feita a partir de um processo biotecnológico.

Projeto “Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular”, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS, com orientação da professora Flávia Twardowski. Premiações conquistadas:

1° lugar em Ciências Sociais Aplicadas – receberá certificado, medalha e a possibilidade de publicar artigo no periódico Scientia Prima, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência. No ano passado a jovem também obteve este destaque com a pesquisa.

1º lugar no Prêmio Por um Mundo Sem Lixo, da empresa Movimento Circular – receberá certificado, um curso de economia circular e mentoria para o projeto.

Sobre o projeto: A estudante desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens do Litoral Norte gaúcho na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem. O estudo demonstrou que ações educativas podem estimulá-los a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental. Foram empregadas equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características).

Projeto “Sustainpads: uma alternativa acessível e ecológica aos absorventes femininos”, das estudantes: Laura Nedel Drebes, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; e Camily Pereira dos Santos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS, com orientação da professora Flávia Twardowski. Premiações conquistadas:

2º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra da 20º  Febrace – recebe certificados e medalhas.

Prêmio Genius Olympiad – recebe credencial para participar da Genius Olympiad 2022 – International High School Environmental Project Olympiad, organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova Iorque, que ocorrerá de forma virtual em junho de 2022

Sobre o projeto: As estudantes pesquisaram e desenvolveram materiais absorventes a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. São alternativas mais baratas e ambientalmente sustentáveis para a confecção de absorventes higiênicos em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. A pesquisa busca contribuir para reduzir o  acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

Participação do IFRS na 20ª Febrace

Oito projetos desenvolvidos por estudantes do IFRS foram finalistas da edição deste ano da Febrace. Também participaram os trabalhos “Utilização do lodo ativado como agente na degradação de micropartículas plásticas” e “Estudo de extratos aquosos de plantas medicinais na inibição do agente causal da sigatoka-amarela da bananeira – fase II”, do Campus Osório; “Plataforma web gratuita Revisão Online: um espaço colaborativo de aprimoramento da escrita de redações para o Enem e demais vestibulares”, do Campus Canoas;“Família gênica ERF e seu envolvimento na adaptação de cultivares de maçã” e “Pobreza menstrual em Caxias do Sul (RS): Qual o papel da escola diante desta problemática?”, do Campus Caxias do Sul.

O IFRS e o histórico de premiações na Febrace

O IFRS participa da Febrace desde 2014. Nestas nove edições, projetos do Campus Osório e do Campus Caxias do Sul receberam prêmios, somando inúmeros reconhecimentos para estudantes do IFRS. Foram muitos primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares, além de credenciamentos para eventos de diversas parte do país e do mundo. Nos anos de 2015, 2016, 2017, 2019 e 2021, o Campus Osório também trouxe para o Rio Grande do Sul o prêmio “Destaque Unidades da Federação” com projetos que conquistaram o 1º lugar nas áreas em que concorriam. Em 2017 foram dois 1ºs lugares na Febrace. Em 2018 e em 2021, mais um. Com as premiações, oito projetos do Campus Osório já conquistaram credenciamento para a Isef Regeneron International Science and Engineering Fair, a maior feira internacional do gênero, todos sob orientação da professora Flávia Twardowski. Em 2019, a professora Flávia Twardowski (Campus Osório) foi consagrada com o prêmio “Professor Destaque” – honraria que reconhece os esforços do docente na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia.