Durante a feira agroecológica, haverá atrações culturais e vista para as montanhas

O domingo de Páscoa em Maquiné , no litoral norte, promete ser especial com a edição de outono da Feira da Biodiversidade. Quem for passar o feriado na praia, não pode deixar de entrar no município que recebe os ventos da serra e do mar, e após  4km da entrada da cidade, será possível participar do evento organizado pelo Grupo de Feirantes da Biodiversidade, que convida para esta celebração da vida, da biodiversidade e da agricultura familiar ecológica. O evento ocorre neste domingo (17), entre 9 e 16h, na Praça Atílio Mansan, Centro do município.  Desde a primavera de 2021, o coletivo organiza uma feira a cada estação do ano, sendo um grande encontro da sociobiodiversidade, ou seja, entre pessoas e a memorável diversidade local: alimentos sem veneno, produtos veganos, produtos agroecológicos, troca de sementes nativas, artes cênicas e visuais, música, coral e artesanato Guarani, espaço brincante para crianças, yoga, Reik, barras de access, literatura, brechó, biocosméticos, fitoterápicos e a Mata Atlântica. Trata-se de um movimento pela autonomia sustentável da comunidade, pela arte, pelos povos originários, pela agricultura ecológica, pelas sementes crioulas e pela saúde do corpo e da alma. Entre as atrações culturais, haverá lançamento de livro, coral guarani, música, performances e a Mostra Dandô Litoral Norte, retomando o Circuito de Música Dércio Marques na região.  Programe-se, pois a Feira da Biodiversidade de Maquiné só acontecerá novamente em junho, na edição de inverno. A  realização do evento,  conta com apoio da prefeitura municipal e Secretaria de Agricultura de Maquiné, colaborando com a cobertura da praça, o que possibilitará que o evento ocorra mesmo com chuva. Traga sua sacola ecológica! Se possível, use máscara!

O que você vai encontrar na Feira da Biodiversidade

Açaí da Mata Atlântica e outras frutas nativas em polpa congelada, sucos e tapioca feita na hora.  Grãos, arroz, frutas, verduras e legumes produzidos sem veneno.  Pizzas integrais, massas artesanais, panificados integrais e pães com fermentação natural, Erva-mate de Carijo, Kombuchas, alimentos veganos e vegetarianos, oleos prensados à frio, oleo essenciais, medicinas naturais, absorventes ecológicos, tahines, conservas, doce de leite, geleias, sucos integrais e vinho artesanal, sementes crioulas, mudas nativas para trocas e comercialização,  cadernos artesanais e moda sustentável,  artesanato guarani das aldeias de Maquiné e de São Francisco de Paula.  Mandalas, filtros dos sonhos, cristais, incensos , naturais, colares, brincos e pulseiras artesanais com cristais e em macramê. Biocosméticos: sabonetes, sabões, perfumes, shampoos e condicionadores naturais, artesanais e ecológicos, Livros novos infantis, de receitas e de artes, sebo e brechó.

Atividades Terapêuticas:  Yoga, reiki, barras de access.

Programação Cultural: Espaço as crianças com programação cultural, Coral Araí Ovy: da Escola Guarani Aldeia Ga’aguy Porã, dAMARu: apresentação musical, Palhaça Leontina: alegria e interatividade,  Lançamento do livro Arte e Natureza para os pequenos: Guia Visual de plantas e insetos da Mata Atlântica com a artista visual Camila Hein, Bambolear-te: arte corpórea com bambolê.

Programação cultural: Mostra do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques , retomando as apresentações presenciais no RS, iniciaremos com a Mostra de artistas do litoral que fazem parte desse Circuito. Durante o dia também teremos uma banca para apresentar e divulgar o Dandô, que há 8 anos envolve mais de 50 cidades do Brasil e em outros países parceiros. Uma caravana musical idealizada pela cantora Kátia Teixeira para homenagear Dércio Marques, que foi um dos cantadores que mais fez pela arte brasileira fora do circuito da mídia de massa. É uma grande cantoria que reúne artistas de lugares diferentes do Brasil e que de forma coletiva e colaborativa promove encontros, trocas e reflexões. Venham conhecer, prestigiar e fortalecer mais esse lindo movimento que se une a tantos outros nesse espaço sociobiodiverso.

Foto: Feira de Biodiversidade/ Divulgação